A consultoria em amamentação é um atendimento oferecido por profissionais qualificados para auxiliar mãe e bebê no Aleitamento Materno.

Envolve orientações e condutas relacionadas à postura da mãe, posicionamento, pega e sucção do bebê, ordenha e cuidados com a mama.
O atendimento pode iniciar a qualquer momento, tanto durante a gestação, período que podem ser esclarecidas as primeiras dúvidas, quanto na maternidade onde as primeiras dificuldades podem surgir.

A Amamentação

A prolactina, que é o hormônio responsável pela produção de leite, tem seus níveis regulados pelo estímulo de sucção através da pega adequada e da frequência das mamadas.

No entanto, a ocitocina, hormônio responsável pela ejeção de leite, é influenciada por fatores emocionais maternos. Ou seja, ela aumenta em situações de autoconfiança e pode diminuir em momentos de ansiedade e insegurança. Por conseguinte, é fundamental que a mãe receba apoio, orientações e soluções adequadas diante das dificuldades.

Sinais de Possíveis Dificuldades Com a Amamentação

  • Com a mãe: Sentir-se mal e deprimida, tensa ou desconfortável e sem contato visual com o bebê.
  • Com o bebê: Criança parece estar sonolenta ou doente, impaciente, chorando e não procura o peito.
  • Nas mamas: Mamas vermelhas, inchadas, feridas, mamilos doloridos ou mama apoiada com os dedos na aréola.
  • Posição do Bebê: Bebê com o pescoço e/ou tronco torcidos, longe da mãe, apoiado somente nas costas ou na cabeça.
  • Pega do bebê: mais aréola abaixo da boca do bebê, criança com a boca pouco aberta, lábios para frente ou para dentro e quando o queixo do bebê não toca a mama.
  • Sucção: sugadas rápidas, com esforço da bochecha durante a mamada, mãe sem sinais de reflexo da ocitocina ou tirando o bebê do peito.

O benefício de você ter uma orientação mais segura é o sucesso na amamentação.

Fotos

Contato

Saiba como posso ajudar em seu parto sem compromisso!

Contato